top of page
INSTITUCIONAL
Bem vindo à página oficial da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais!
Nossa igreja é o principal templo da Arquidiocese de Curitiba. Foi edificada entre 1876 e 1893, sendo o atual templo o terceiro dedicado à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Também é sede da Paróquia de mesmo nome, que foi criada 1668, quando Curitiba ainda era apenas uma vila e quando estávamos no território do Bispado do Rio de Janeiro.
É CATEDRAL pois é a sede da Cátedra do Arcebispo Metropolitano, cabeça da Igreja Particular de Curitiba, de onde rege e pastoreia a porção do povo de Deus a ele confiada pelo Santo Padre. O atual Arcebispo Metropolitano de Curitiba é Dom José Antônio Peruzzo, que tomou posse em 19 de março de 2015, Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e Patrono Universal da Igreja.
É BASÍLICA MENOR pela sua importância histórica e beleza artística e arquitetônica. Esse título de Basílica é concedido pelo Papa a algumas igrejas ao redor do mundo. A Catedral-Basílica de Curitiba recebeu o título pelas mãos do papa São João Paulo II, em 1993, pela ocasião do I Centenário de sua inauguração. Esse título une mais diretamente esta igreja ao Santo Padre e a Santa Sé; é dita “Menor” pois as Basílicas Maiores são as Patriarcais, aonde o Papa celebra com mais frequência (São Pedro, no Vaticano, e São João de Latrão, São Paulo Extramuros e Santa Maria Maior, em Roma). Pela honraria, temos direito a alguns privilégios, como precedência quanto da visita do Papa na localidade em que está a Basílica, ou ainda as insígnias próprias, como o Umbraculum (ou Ombrelino) - espécia de cobertura semelhante a um guarda-chuva que é carregado nas procissões e estampado no Brasão de Armas - e o Tintinabulum - um sino aclopado em um ornamento de madeira que também é levado nas procissões que partem da Basílica ou a ela se dirigem.
Como PARÓQUIA atende normalmente a distribuição dos sacramentos, como batizados e casamentos, e ainda os da Iniciação Cristã, dados após a Catequese, que também oferecemos: Primeira Eucaristia e Crisma.
O Umbráculo Basilical
O Tintinábulo Basilical
SAIBA MAIS
bottom of page